quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O SOM QUE VEM DA FLORESTA


Os seis integrantes do grupo regional Imbaúba buscam inspiração na Floresta Amazônica para compor suas canções. Para isso, eles utilizam o trinado de pássaros, o farfalhar das folhas, as batidas de sapopembas e outros ruídos da vegetação para produzir a música orgânica.
O poeta e músico Celdo Braga, que coordena o grupo, já tinha referências instrumentais em 26 anos de atuação no Grupo Raízes Caboclas, de onde saiu em maio deste ano para criar o Imbaúba.

- Queria desenvolver um trabalho bem regional, que pudesse mostrar um pouco dos encantos da nossa Amazônia. Além disso, queremos chamar a atenção para a preservação do meio ambiente, para os cuidados com a água, com a terra, com o ar e o fogo. Queremos mostrar um novo referencial artístico -, afirmou o músico.
Apesar de a sonoridade ser tipicamente amazônica, a primeira apresentação do grupo ocorreu em solo estrangeiro. “Revelamos esse trabalho na Ilha da Reunião, no Oceano Índico, em agosto de 2007. De lá pra cá, a nossa música se desenvolveu e trilhamos o Brasil com apresentações no Rio de Janeiro, São Luís, Boa Vista, Palmas e Cuiabá”.
Em novembro deste ano, o grupo foi indicado para receber o Prêmio Medalha de Ouro à Qualidade Brasil.

O Imbaúba é formado por Cláudio Nunes (violonista), João Paulo Ribeiro (percussionista), Rosivaldo Cordeiro (arranjador), Roberto Lima e Sofia Amoedo (vocalistas), além de Celdo Braga. Eles lançaram o CD “Mãe da Terra” em outubro deste ano.



Texto: Portal Amazônia

Nenhum comentário: