quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Elias... gavião veloz..



Encantador.
Essa é a palavra que melhor define o livro "Aventuras do menino Kawã" do indígena Elias Yaguakãg.
No enredo, a tradução do que foi a infância feliz na aldeia dos Maraguás, tribo onde Elias vive e trabalha depois de ter concluído os estudos em Grafismo em Belém(PA). Lá ele ministra aulas no Ensino Fundamental para crianças e adultos. A aldeia fica a cerca de 12hs de barco da cidade de Nova Olinda.
Nosso herói, o escritor, assim como Kawã, teve que superar muitos obstáculos para chegar até a Bienal de São Paulo em agosto desse ano. Foi um longo caminho percorrido. Elias deixou a aldeia aos 12 anos para estudar e só retornou muitos anos depois já adulto e formado em Origem e Grafismo; um curso de 12 meses feito em Belém.
Mas, como o gavião veloz, nosso escritor não se intimidou e foi parar em uma das mais prestigiadas editoras do Brasil a FTD e perguntou:
É verdade que essa é uma das maiores editoras do Brasil?
Resposta: Sim rsrs..
Elias: Então aqui está um dos melhores textos para esta editora.
Todos se entreolharam e parece que a sorte estava lançada. Alguém da editora se ofereceu para levar pessoalmente o texto para São Paulo, onde seria avaliada pela diretoria. Não deu outra. Logo estavam fazendo contato por telefone e avisando que o livro seria lançado.
Se na aldeia o menino Kawã precisaria caçar uma onça-pintada,uma cobra-grande e um gavião-real para tornar-se um "Mirixawa" caçador-mor, na vida real Elias Yaguakãg provou rapidamente a força do povo Maraguá na Literatura.

Dia 24/09, às 16h, o livro será lançado oficialmente aqui em Manaus, na Biblioteca Municipal.
Além do lançamento, haverá exposição de artesanato Maraguá e palestras sobre a Origem do Grafismo (especialidade de Elias)
O acervo ficará exposto até dia 29/09.

Vamos prestigiar nosso Kawã que cresceu e virou escritor.

Nenhum comentário: