segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Manaus, uma cidade de muitas belezas!


São 150 metros quadrados de muita história, cultura e diversão. É assim que o estande da Prefeitura de Manaus está atraindo e surpreendendo o público que visita a exposição de arquitetura do Casa Cor Amazonas.

Logo na entrada, uma exposição da arte manauara, que reúne objetos de madeira e vídeos sobre a cidade e obras dos autores selecionados pelo Premio Literário Cidade de Manaus, idealizado pelo inesquecível poeta Aníbal Beça e promovido pela ManausCult, no inicio deste ano. Os livros estão a disposição do público.

Mas o passeio pelo estande está apenas no inicio. A viagem começa mesmo,no espaço “Manaós”. É nele que o glamour da Manaus antiga é vivido por quem entra no bonde, primeiro transporte coletivo da cidade.

Para causar a sensação de ser um passageiro, os arquitetos do Implurb Maisa Oliveira e Ricardo Braga criaram uma réplica dos bondinhos no tamanho original, para o delírio de muita gente.

O passeio torna-se ainda mais divertido quando os passageiros circulam pela Manaus do século XIX e atual. A rota feita pelos bondes na época foi mantida e ainda hoje vemos os trilhos dos bondes pelo centro de Manaus.

Saindo do “Manós”, é hora de conhecer a realidade dos portos da cidade, Um dos mais populares é a Manaus Moderna. Ali, centenas de pessoas, entre passageiros, carregadores, feirantes e turistas se cruzam no vai e vem constante.

A reprodução dos portos está no “Roadway”. Neste espaço, as pessoas passam por baixo das redes atadas, como acontece no “Motor de Linha”- principal meio de transporte das populações ribeirinhas da Amazônia

A idéia é causar a sensação de viver o cotidiano de Manaus e nada mais original que um passeio de barco.

Uma réplica das tradicionais embarcações está montada dentro do estande, com direito a navegar com os visitantes pelo rio Negro. O passeio chama atenção de crianças, jovens e adultos que se divertem com movimentos do barco reproduzindo o banzeiros dos rios.

O turismo pelo “Espaço 5 Sentidos de Manaus”, proporciona também o sabor da Amazônia. Para quem passa por lá, são servidos sucos de frutas regionais e degustação dos pratos típicos da região.

Além dos atrativos permanentes, o estande da Prefeitura promove outras atividades culturais, como shows musicais, exposições e lançamentos de livros. No último dia 24de outubro foi lançado o livro “Moacir Andrade - Uma Lenda Amazônica" do Jornalista Roberto Girão de Alencar.
O livro é resultado de uma cuidadosa compilação de vários depoimentos de personalidades dos meios artístico, cultural e político do Amazonas, a respeito da vida e obra do célebre professor, pintor, escritor e poeta amazonense

Autoridades políticas, escritores, jornalistas e artistas locais prestigiaram o lançamento do livro que contou ainda com a presença do homenageado Moacir Andrade,que autografou a obra para os presentes.

Outra obra literária sobre Moacir Andrade foi lançada dia 23, pela jornalista Ellza Souza. “Moacir de todas as cores”, conta com um roteiro cinematográfico, e resgata as fotografias, desenhos e histórias descobertas pela autora no extenso acervo do pintor. Ellza reproduz as longas conversas com o artista, transformadas em texto para o prazer dos leitores.

Amigos de Moacir, como o jornalista Arlindo Porto, o fotógrafo Hamilton Salgado e o cantor Estevam Santos - já falecido -, contribuíram para a consolidação do trabalho, por meio de minuciosos, inteligentes e bem humorados relatos.

Até o dia 23 de novembro, outros livros serão lançados no estande da prefeitura. No dia 30/10, (sábado) às 18h:30, Elisa Bessa lança livro – “Histórias para minha tia dormir”.
No domingo, 31, também às 18h:30 é a vez de Marcio Souza lançar a obra “Um teatro na Amazônica”. Já dia 04/11, (quinta-fetia), “ Manaus meu sonho”- de Joaquim Marinho. No sábado, 06/11 às 18:30, acontece o lançamento de “Coisas da Ana, Os sapos no quintal, as frutas do meu quintal, Os animais do meu quintal de Ana Peixoto.

O escritor indígena Elias Yaguakãg, lança no dia 12/11, às 18h, o livro “Aventuras do menino Kawã”. O livro “O Boto Cor de rosa e Jacaré do rabo cotó” de Pedro Lindoso, será lançado dia 20/11, ás 18h:30. A jornalista Ellza Souza relança 21/11 “ Moacyr de Todas as cores”. No dia 23, às 18:30h acontece a entrega dos livros dos Bairros para os escritores. A entrega será feita pela secretária municipal de cultura Lívia Mendes .


Texto: Andrea Renda
Foto: Chris Pellet

Nenhum comentário: