terça-feira, 19 de agosto de 2008

ARACY DE ALMEIDA


Nasceu no RJ no dia 19/08/1914 e morreu no dia 20/06/1988.
Juntamente com Marília Baptista é apontada como a melhor intérprete da obra de Noel Rosa. Nasceu e cresceu no Encantado, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Seu pai, Baltasar Teles de Almeida, era chefe de trens da Central do Brasil. Ainda jovem, cantava no coro da igreja Batista da qual seu irmão Alcides era pastor. Menina pobre, desde os tempos de criança sonhava em ser cantora de rádio, o que acabou acontecendo a partir de seu encontro com o compositor Custódio Mesquita, para quem cantou "Bom dia, meu amor", de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano. Durante essa década vai morar em São Paulo, onde reside por 12 anos (1950-1962). Foi casada com o goleiro de futebol Rei (José Fontana), que jogou no Vasco e no Bangu, entre as décadas de 1930 e 1940, mas o casamento durou pouco tempo. Cantava samba, mas era apreciadora de música clássica e se interessava por leituras de psicanálise, além de ter em sua casa quadros de importantes pintores brasileiros como Aldemir Martins e Di Cavalcanti. Os que conviviam com ela, na intimidade ou profissionalmente, a viam como uma mulher lida e esclarecida. Tratada por amigos pelo apelido de "Araca", dela Noel Rosa disse, em 1933, numa entrevista a Orestes Barbosa, para "A Hora": "Aracy de Almeida é, na minha opinião, a pessoa que interpreta com exatidão o que eu produzo".


FONTE: www.dicionariompb.com.br

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, Sky, primeira vez que elio e posto no blog do Mesa, já tive oportunidade de ouvir algumas vezes Aracy de Almeida cantando. e
como cantava, minha mãe e minhas tias, tinham e ainda tem, guardados
em algum lugar vários discos desta época e todos os fins de semana ouviamos Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Aracy de Almeida e outros que não me recordo, afinal lá se vão mais de 30 anos....Parabéns pelo blog...vou me sentir a vontade para visitar mais vezes.....Um abraço

Unknown disse...

E aí Sky, como estou super afim de ganhar um CD personalizado do Mesa
vou mandar minha seleção musical, por qui mesmo se não for mil desculpas....bjs
Amado - Vanessa da Mata
Inverno - Adriana Calcanhoto
Dias - Paula Toller
Cãnção prá vc viver mais - Pato Fu
Os cegos do Castelo - Titãs
Minha Vida - Rita Lee
Luz dos Olhos - Nando Reis
Não precisa mudar - Ivete Sangalo
Na sua estante - Pitty
Borboletas - Luciana Mello

ana musidora disse...

Oi! A mulher da foto é a Elizeth Cardoso... bjo!