quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SYLVIA TELLES



sylvia Telles, nasceu no RJ em 27 de agosto de 1934 e morreu em 17 de dez de 1966. Cantora. Irmã do compositor e cantor Mário Telles. Mãe da cantora Cláudia Telles.
Iniciou sua carreira profissional em 1955, participando da revista musical "Gente de bem e champanhota", realizado no Teatro Follies (RJ), em que interpretava "Amendoim torradinho" (Henrique Beltrão). Ainda nesse ano, gravou, pela Odeon, o 78 rpm contendo "Amendoim torradinho" e "Desejo" (Garoto, José Vasconcelos e Luiz Cláudio), acompanhada pelo violonista Candinho, com quem se casou. Lançou em seguida mais um 78 rpm com "Menina" (Carlos Lyra) e "Foi a noite" (Tom Jobim e Newton Mendonça), considerado um dos discos precursores da bossa nova. Nessa época, apresentou com Candinho o programa "Música e romance", transmitido pela TV Rio, em que o casal recebia convidados como Dolores Duran, Tom Jobim, Johnny Alf, Garoto e Billy Blanco, para cantar e conversar. Após o nascimento da filha Cláudia, o casal separou-se.

Em 1957, lançou, pela gravadora Odeon, seu primeiro LP, "Carícia", que incluiu "Chove lá fora" (Tito Madi), "Se todos fossem iguais a você" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e "Canção da volta" (Ismael Neto e Antonio Maria), entre outras.


Fonte: Dicionário MPB

Nenhum comentário: