quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PAULINHO MOSKA


Paulo Corrêa de Araújo.
Cantor,Compositor,Instrumentista (violonista e guitarrista, Ator.
Aprendeu a tocar violão aos 13 anos de idade com o irmão mais velho e, mais tarde, com amigos músicos. Entre 1983 e 1985, estudou teatro na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Depois de formado, atuou nos filmes "A cor do seu destino", "Um trem para as estrelas", "O mistério do Colégio Brasil", "Kuarup", "PSW", "Ócio" e "O Homem do Ano" (2003). Fez parte de um grupo de estudo sobre filosofia contemporânea, focando principalmente o pensamento de Gilles Deleuze.
Iniciou sua carreira artística como integrante do grupo vocal Garganta Profunda.
Em 1987, formou, com Luis Guilherme e Luiz Nicolau, o conjunto Inimigos do Rei, com o qual gravou LP homônimo em 1989, registrando suas composições "Suzy inflável", "Miss Goodbar", "Crime", "São Business" e "Garotinha do front", todas com Luiz Guilherme, "Mamãe viajandona" e "Apocalipse Joe", ambas com Luiz Guilherme e Luiz Nicolau, e "Uma barata chamada Kafka" (c/Luiz Guilherme e Marcelo Marques), que se tornou o grande sucesso do grupo.
Em 1990, ainda como integrante do grupo Inimigos do Rei, lançou o CD "Amantes da Rainha", contendo suas músicas "Pacto", "Sexo banal", "Deslizo", "Vício", "Terceiro ato (Kéngeren)" e "Animal", todas com Luiz Guilherme, "Coral da Escandinávia" (c/ André Abujamra) e "Carne, osso e silicone" (c/ Luiz Guilherme, Luiz Nicolau, Marcelo Marques, Marcus Lyrio, Marcelo Crelier e Lourival Franco).

Em 1992, partiu para carreira solo, atuando com o nome de Paulinho Moska.


Fonte: Dicionário MPB

Nenhum comentário: