quinta-feira, 13 de junho de 2013

Conselheiros de Cultura tomam posse com missão de fomentar talentos na cidade

Os representantes do Poder Executivo e da sociedade civil que serão responsáveis por fomentar a discussão cultural em Manaus tomaram posse como membros do Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura). A solenidade aconteceu na tarde do dia 10 de junho, na sede da Academia Amazonense de Letras (AML), no Centro da cidade. Os novos conselheiros titulares assumem os cargos para gestão de 2013 a 2015.

Foram empossados como titulares os oito candidatos escolhidos pela sociedade civil do setor artístico, em eleição direta realizada nos Fóruns de Cultura e os oito representantes do poder executivo indicados pelos seus respectivos Secretários Municipais. De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, o Concultura chega com a missão de promover a maior interação entre os artistas e fomentar a promoção de eventos e talentos na cidade. “Vai ser uma grande voz crítica para nós dentro de nosso governo. É um tempo novo e este conselho vai levantar muitas ideias para todos aqueles produzem manifestações culturais. A alma do povo é sinônimo de cultura popular e precisamos ouvir todos. Queremos que nasçam mais pessoas que ultrapassem fronteiras de nosso Estado. Tenho certeza que falta apoio para que isso aconteça, mas agora vamos poder divulgar mais os nossos valores”, disse Arthur Neto.

No salão nobre da AAL, os membros receberam diplomas das mãos do prefeito, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Bernardo Monteiro de Paula, do presidente do conselho, o escritor, Márcio Souza, do vice-presidente da academia, Almir Diniz de Carvalho, e de representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na opinião de Márcio Souza, a instalação do conselho é fundamental para que todos os setores da cultura sejam alavancados. “O Concultura tem muitas expectativas. Eu sei desse peso. É a alma de nossa sociedade, que agora se vê representada. A cidade nasce da diversidade cultural e o conselho atende a isso. Vamos apoiar todas as formas de cultura e é para isso que existem os membros”, afirmou Márcio Souza.

Sede

Segundo o prefeito, para que o Concultura possa funcionar dentro de uma boa estrutura, é fundamental que seja criada uma sede própria. Por enquanto, os conselheiros utilizarão espaços da Prefeitura de Manaus, mas, em breve, ganhará um prédio com toda a estrutura necessária. “Revelo que o prédio escolhido para ser a sede do conselho é o antigo prédio da CMM, no Centro de Manaus. Vamos a Brasília buscar recursos que nos possibilite fazer um restauro daquele local. Farei isso nos próximos dias. Os membros merecem um espaço”, explicou Arthur.

Lista dos conselheiros titulares:

Representante da Sociedade Civil
DANÇA - Alcides Januário de Souza Filho
TEATRO - Douglas Barroso Rodrigues
CINEMA/VÍDEO - José Junior Rodrigues Pinheiro
ARTES VISUAIS - Cristóvão Coutinho Batista
LITERATURA - José da Silva Seráfico de Assis Carvalho
MÚSICA - Ellen Lívia Farias Mendonça
CULTURA ÉTNICA - Rosimere Maria Vieira Teles
PROJETOS ESPECIAIS - Eliel Cavalcante dos Santos

Representantes do Poder Executivo
SEMED - Fábiola M. Silva dos Santos
SEMTRAD - Ednaldo Pereira Sousa
SEMMAS - Júlio Pedrosa de Oliveira
MANAUSCULT - Márcio Braz dos Santos Santana
SEMDEJ - Laila Bruna Aguiar de Almeida
SEMEF - Marcelo Magaldi Alves
SEMCOM - Nívia Maria R. Dos Santos

Nenhum comentário: