segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lab Verde abre exposição no Parque do Mindu

Até 29 de agosto, a mostra Experimentações Artísticas na Amazônia, que faz parte do Projeto Lab Verde, desenvolvido pela produtora Manifesta Arte e Cultura, estará em exibição do Parqeu do Mindu. A mostra é composta por instalações artísticas, formadas por diferentes tipos de material e imagens, distribuídas ao longo das trilhas do parque, cada uma levando o espectador a uma interpretação e reflexão acerca do meio ambiente. Os trabalhos foram selecionados por meio de edital público nacional do qual participaram 162 propostas de diferentes conteúdos sobre o tema Amazônia.

Com a mostra, o Parque Municipal do Mindu, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), inaugura uma nova fase para as unidades de conservação municipais, que serão utilizadas como espaços de interação entre arte, cultura e ambiente. O Lab Verde ficará em cartaz até o dia 29 de agosto.

Os quatro artistas que participam da mostra são Felipe Cidade, Fernanda Rapa, Lívia Santos e Rodrigo Braga. O artista e fotógrafo Rodrigo Braga fez uma seleção de 12 imagens revelando elementos naturais encontrados na região e bem conhecidos dos amazonenses e as expôs ao longo das trilhas do parque. Nas imagens, ele explora a semelhança das formas e utiliza os totens de sinalização do parque como moldura. Felipe Cidade expõe a instalação "Proteção feita pelo homem para proteger a natureza do homem", inspirada no cenário urbano onde árvores precisam ser protegidas. Estruturas de madeira e plástico emolduram uma árvore inteira.

A artista Fernanda Rappa propõe um diálogo entre arte e natureza, com a obra Adaptação, onde aborda a hipótese da palmeira errante, como é conhecida a Paxiúba. A instalação é uma obra multimídia que se inicia com a observação da planta, por meio de caixas com lentes especiais, e na sequencia informações gráficas, imagens e textos científicos expostos na Biblioteca do Parque do Mindu.

A obra Midori, da artista e realizadora audiovisual Lívia Santos, propõe o estímulo visual por meio da radiação da luz solar. Consciente da percepção humana das cores, que é mais sensível à luz na região amarelo-verde do espectro, a artista cria na floresta uma zona de estímulo sensorial por meio de rebatedores de luz. A obra provoca percepções estéticas diferentes a depender do ângulo pelo qual se observa.

Lab Verde é desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Prefeitura de Manaus/Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), recebe o apoio do Coletivo Difusão e Hotel Go Inn Manaus e patrocínio da Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais. O Parque do Mindu funciona de 8h às 17h, de terça-feira a domingo.

Nenhum comentário: